Sistemas Operacionais Livres

Eu ainda trabalho no mesmo lugar com o mesmo uniforme e voltado às mesmas inusitadas funções.

No meio do ano fui apresentado ao Linux. É, isso mesmo, mas como no meio do ano se ele está ai a anos? Eu nunca tinha visto um computador deste sistema antes, (não foi o que respondi quando perguntaram) mas já são alguns meses trabalhando com ele, e com certeza entendo mais de Linux, especialmente de Gnome, do que do Windows.
A primeira distro que conheci foi Ubuntu 7.10, bom, distros são versões baseadas no Linux original ou em outras versões que originaram antes (podem ser tanto os filhos como os netos ou bisnetos do Linux), baseiam-se no mesmo princípio porém escolhendo diferenças nos caminhos a serem tomados.
Algumas distros querem ser rápidas e bem leves, umas funcionam em computadores de apenas 8MB de RAM, uma grande parte funciona bem com menos de 200MB e podém ser voltadas para usuários simples ou avançados, com boas interfaces gráficas ou nenhuma.
O Ubuntu é concerteza uma opção para agradar a gregos e troianos. Bem flexível e com ambiente gráfico tanto agradável quanto personalizável ele está se atualizando com uma freqüência de seis em seis meses e sempre está a altura de um computador como e simples encontrado no mercado brasileiro.
Conheci o Famelix, destinado a imitar graficamente o Windows, bom, foi só isso que eu percebi que ele pode fazer, é bem destinado ao público que quer apenas isto e apenas isto mesmo.
Existem versões para servidores e para pendrivers e ainda tem as divisões por softwares que possibilitam a construção do SO, responsáveis pelo ambiente gráfico como: KDE (sigla inglesa para K Desktop Environment), Gnome (acrônimo para GNU Network Object Model Environment), Xfce, Flux..
Toda distro é baseada em algum deles, e como isso modifica ela? O núcleo de tudo, a velocidade do sistema e sua compatibilidade vão ser culpa destas siglas ai. A organização das janelas, os programas a serem usados e os comandos para gerenciar o sistema mudam de um destes software para outro. Como isto? Linux nasceu, Livre! Outros gostaram da idéia, então, entre outros, KDE e Gnome são versões dele alteradas drasticamentes, muito mas do que as distros que são bem baseadas em alguns deste últimos (KDE e Gnome são os mais conhecidos).
Agora cada um com sua carcterística própria, exemplo do Xfce e o Flux antes apresentados que são leves e de pouca compatibilidade com diversos drivers, principalmente os atuais. Já o KDE e o Gnome são pensados nos computadores de hoje.





Procure saber mais sobre tudo isto! É interessante e cada vez mais complexo, o que gosto é de saber que se tenho um problema com meu sistema operacional posso resolver com uma saída mais digna do que simplesmente reinstalar o sistema..
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: