Os hackers acreditam que a solução de problemas deve ser um processo público e transparente, durante o qual uma primeira tentativa de resposta pode e deve ser corrigida por alguém com mais conhecimentos que tenha percebido que a mesma está incompleta ou incorreta. Da mesma forma, eles obtém alguma recompensa por ter respondido por serem vistos como competentes e conhecedores por seus iguais.
Quando você pede uma resposta em private, você está interrompendo tanto o processo quanto o prêmio. Não faça isto. É escolha de quem responde se a resposta deve seguir em private -- e se isto acontece, usualmente é por que ele pensa que a questão é muito óbvia ou mal-formada para interessar a outros.
Há uma exceção limitada a esta regra. Se você pensa que a questão é tal que você provavelmente vai receber muitas respostas que são muito semelhantes, então as palavras mágicas são "mandem por email que eu resumo as respostas para o grupo". É cortês tentar proteger a lista de mail e o newsgroup de uma inundação de posts idênticos -- mas você deve cumprir a promessa de mandar o resumo.
Quando você pede uma resposta em private, você está interrompendo tanto o processo quanto o prêmio. Não faça isto. É escolha de quem responde se a resposta deve seguir em private -- e se isto acontece, usualmente é por que ele pensa que a questão é muito óbvia ou mal-formada para interessar a outros.
Há uma exceção limitada a esta regra. Se você pensa que a questão é tal que você provavelmente vai receber muitas respostas que são muito semelhantes, então as palavras mágicas são "mandem por email que eu resumo as respostas para o grupo". É cortês tentar proteger a lista de mail e o newsgroup de uma inundação de posts idênticos -- mas você deve cumprir a promessa de mandar o resumo.
Link de todos os posts deste assunto:
Introdução
Antes de Perguntar
Quando Perguntar
Escreva em linguagem clara, gramática e ortográficamente correta
Envie questões em formatos que sejam fáceis de entender
Utilize linhas de assunto com significado e específicas
Seja preciso e informativo sobre o seu problema
Descreva os Sintomas, não suas suspeitas
Descreva os sintomas dos problemas em ordem cronológica
Não peça para ser respondido via email privado
Corte fora perguntas inúteis
Cortesia não machuca, e, às vezes, ajuda
Poste uma mensagem curta apontando a solução encontrada
Como Interpretar as Respostas
Se você não entendeu...
Não Reaja como um Perdedor
Perguntas Que Não Se Faz
Boas e Más Perguntas
Nenhum comentário:
Postar um comentário