Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente - Boas e Más Perguntas

Por fim, vou ilustrar como fazer perguntas de uma forma inteligente por exemplo. Pares de questões sobre o mesmo problema, uma pergunta feita de forma estúpida, e outra de forma inteligente.

Estúpida: Onde eu posso encontrar alguma informação sobre o Foonly Flubarmatic?

Esta pergunta está implorando por um "STFW" como resposta.
Inteligente: Eu usei o Google para pesquisar por "Foonly Flubarmatic 2600" na Web, mas não consegui nenhum link útil. Alguém sabe onde eu posso encontrar alguma informação sobre a programação deste dispositivo?

Este usuário já SFTWou, e parece que ele tem um problema real.

Estúpida: Não consigo compilar o projeto foo. Por quê ele está com erros?

Ele está assumindo que todo mundo está errado. Arrogância da parte dele.
Inteligente: O código do projeto foo não compila no Nulix versão 6.2. Eu li o FAQ, mas não etm nada sobre problemas relacionados ao Nulix. Aqui tem uma transcrição de minhas tentativas de compilar o mesmo, é algo que eu fiz?

Ele especificou o ambiente, ele leu o FAQ, ele está mostrando o erro, e ele não está assumindo que seu problema é por causa do erro de outra pessoa. Este cara merece alguma atenção.

Estúpida: Estou tendo problemas com minha motherboard. Alguém pode me ajudar?

A resposta de J. Random Hacker é provavelmente "Certo. Precisa arrotar e trocar as fraldas também?" seguido pelo pressionar da tecla delete.
Inteligente: Eu tentei X, Y e Z na motherboard S2464. Quando isto não funcionou, eu tentei A, B e C. Note o sintoma curioso quando tentei C. Obviamente o florbish está gromicando, mas os resultados não são os esperados. Quais são as causas usuais de gromicamento em motherboards MP? Alguém tem idéias de testes que eu possa fazer para descobrir o problema?

Esta pessoa, por outro lado, parece que vale a pena responder. Ela exibiu inteligência para resolver problemas ao invés de ficar esperando que uma solução caísse do céu.

Na última questão, note a sutil mas importante diferença entre "Me dê uma resposta" e "por favor me ajude a descobrir que diagnósticos adicionais posso tentar para descobrir o problema".

De fato, a forma da última questão é baseada em um incidente real que aconteceu em agosto de 2001 na lista de correio linux-kernel. Eu era quem estava fazendo a pergunta aquela vez. Eu estava observando misteriosos travamentos em uma motherboard Tyan S2464. Os membros da lista forneceram as informações que eu precisava para resolver o problema.

Fazendo a pergunta do jeito que eu fiz, eu dei algo para que as pessoas mastigassem, eu tornei fácil e atrativo o envolvimento. Eu demonstrei respeito pela habilidade de meus colegas e convidei eles a me consultarem como a um igual. Eu demonstrei respeito pelo tempo deles informando quais as ruas escuras que eu já havia tomado.

Mais tarde, quando agradeci a todos e destaquei como o processo funcionou bem, um membro da lkml apontou que ele pensava que o processo funcionou não por que eu era um "nome" naquela lista, mas por que eu fiz a pergunta de forma apropriada.

Nós, hackers, estamos, de certa forma, em uma rude meritocracia: estou certo que ele está correto, e seu eu tivesse agido como uma esponja eu teria recebido flames ou seria ignorado, não importando quem eu era. Sua sugestão que eu escrevesse sobre o incidente como uma instrução para outros foi o que me inspirou a compor este guia.

Link de todos os posts deste assunto:
Introdução
Antes de Perguntar
Quando Perguntar
Escreva em linguagem clara, gramática e ortográficamente correta
Envie questões em formatos que sejam fáceis de entender
Utilize linhas de assunto com significado e específicas
Seja preciso e informativo sobre o seu problema
Descreva os Sintomas, não suas suspeitas
Descreva os sintomas dos problemas em ordem cronológica
Não peça para ser respondido via email privado
Corte fora perguntas inúteis
Cortesia não machuca, e, às vezes, ajuda
Poste uma mensagem curta apontando a solução encontrada
Como Interpretar as Respostas
Se você não entendeu...
Não Reaja como um Perdedor
Perguntas Que Não Se Faz
Boas e Más Perguntas Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: