Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente - Introdução

Está sequências de postagens diz respeito a minha introdução na interatividade com fóruns online.
Tive um problema que não consegui resolver nem pesquisando nem pedindo ajuda a quem conhecia, então fui seguindo até chegar nesta idéia. Para o meu problema não existia manual de instrução pois era ate mesmo difícil de explicar qual era o problema, mas eu queria continuar tentando.

Antes mesmo de cosneguir minha ajuda, resolvi percorrer o fórum que escolhi para ver se conseguia ajudar alguém e também se estava bem localizado, como eram os costumes e características do fórum, regras a se observar e este tipo de preliminares.
De cara li as regras para não acabar sendo banido por imprudência. Mas logo no começo já fui "clicado" ao ter meu post movido de lugar. O coloquei no lugar errado por, como já disse, nem saber como classificá-lo.
Depois, vendo os outros usuários do fórum vi muitas perguntas pobres, bobas. Bom, claro que a uns dois anos eu seria incapaz de respondê-las, mas não sairia perguntando para estranhos tão diretamente, sem ao menos pesquisar algo.

Então tentei inicialmente ajudar, pesquisar e ainda orientar sobre como pesquisar. Menos de meia hora depois já estava sem paciência.. já tinha até um parágrado para o início da resposta pré-pronto. Isso me fez parar e pensar.

Pesquisei e encontrei algo de Grossman, sobre iste assunsto, e aqui está um esboço com alguma participação e ajuda do fórum, google e do "G".

Link de todos os posts deste assunto:
Introdução
Antes de Perguntar
Quando Perguntar
Escreva em linguagem clara, gramática e ortográficamente correta
Envie questões em formatos que sejam fáceis de entender
Utilize linhas de assunto com significado e específicas
Seja preciso e informativo sobre o seu problema
Descreva os Sintomas, não suas suspeitas
Descreva os sintomas dos problemas em ordem cronológica
Não peça para ser respondido via email privado
Corte fora perguntas inúteis
Cortesia não machuca, e, às vezes, ajuda
Poste uma mensagem curta apontando a solução encontrada
Como Interpretar as Respostas
Se você não entendeu...
Não Reaja como um Perdedor
Perguntas Que Não Se Faz
Boas e Más Perguntas Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: