Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente - Escreva em linguagem clara, gramática e ortográficamente correta

Sabemos por experiência que pessoas que são escritores descuidados e superficiais são também geralmente pensadores descuidados e superficiais (com experiência suficiente para apostar nisto). Responder perguntas para pensadores descuidados e superficiais não traz nenhuma compensação; nós preferimos gastar nosso tempo com outras coisas.

Portanto, expressar sua dúvida de forma clara e correta é importante. Se você não pode se incomodar com isto, nós não podemos nos incomodar em prestar atenção. Gaste algum esforço extra para polir sua linguagem. Você não precisa ser cerimonioso ou formal -- ao contrário, a cultura hacker valoriza a linguagem informal, cheia de gírias e humor, usada com precisão. Mas ela precisa ser precisa; tem que haver algum indício que você está pensando e prestando atenção.

Escreva corretamente. Não confunda "its" com "it's", ou "loose" com "lose". Não escreva TUDO EM MAIÚSCULAS, isto é lido como um grito e considerado rude. Se você escreve como um bobo semi-analfabeto, provavelmente você será ignorado. Escrever como um l33t script kiddie hax0r é o beijo da morte e garante que você não receberá nada a não ser um silêncio pétreo (ou, na melhor das hipóteses, ajuda carregada de desprezo e sarcasmo).

Se você está fazendo perguntas em um fórum que não usa sua linguagem nativa, você vai ter uma quantia limitada de tolerância a erros ortográficos e gramaticais -- mas nenhuma tolerância a prequiça mental. Além disso, a menos que você saiba a linguagem de quem vai te responder, escreva em inglês. Hackers ocupados tendem a simplesmente ignorar questões em linguagens que eles não entendem, e o inglês é a linguagem de trabalho na Internet. Escrevendo as perguntas em inglês você minimiza as chances de que as mesmas sejam descartadas sem ser lidas.

Link de todos os posts deste assunto:
Introdução
Antes de Perguntar
Quando Perguntar
Escreva em linguagem clara, gramática e ortográficamente correta
Envie questões em formatos que sejam fáceis de entender
Utilize linhas de assunto com significado e específicas
Seja preciso e informativo sobre o seu problema
Descreva os Sintomas, não suas suspeitas
Descreva os sintomas dos problemas em ordem cronológica
Não peça para ser respondido via email privado
Corte fora perguntas inúteis
Cortesia não machuca, e, às vezes, ajuda
Poste uma mensagem curta apontando a solução encontrada
Como Interpretar as Respostas
Se você não entendeu...
Não Reaja como um Perdedor
Perguntas Que Não Se Faz
Boas e Más Perguntas Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom