Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente - Antes de Perguntar

Antes de fazer uma pergunta técnica por email, ou em um newsgroup, ou em um chat-board de um website, faça o seguinte:

1. Tente encontrar uma resposta lendo o manual
2. Tente encontrar uma resposta lendo o FAQ
3. Tente encontrar uma resposta pesquisando a Web
4. Tente encontrar uma resposta perguntando a algum amigo mais preparado

Quando fizer sua pergunta, mostre que você fez estas coisas primeiro, isto ajuda a estabelecer que você não está sendo uma esponja preguiçosa e desperdiçando o tempo de outras pessoas. Melhor ainda, mostre que você aprendeu alguma coisa tendo feito estas coisas. Gostamos de responder perguntas de pessoas que tenham demonstrado que podem aprender das respostas.



Prepare sua questão. Pense adiante. Perguntas que pareçam precipitadas recebem respostas precipitadas, ou nenhuma resposta. Quanto mais você demonstrar que dedicou pensamentos e esforços em resolver seu problema antes de pedir por ajuda, mais provável é que você vá conseguir ajuda.

Cuidado para não fazer a pergunta errada. Se você fizer perguntas baseadas em pressupostos falsos, J. Random Hacker provavelmente vai responder com uma resposta literalmente inútil ao mesmo tempo que pensa "Pergunta estúpida...", e com a esperança de que a experiência de ganhar o que você pediu em vez do que você precisa vá lhe ensinar uma lição.

Por outro lado, tornar claro que você está apto e pronto a ajudar no processo de desenvolver a solução é um bom início. "Alguém pode me providenciar uma dica?", "O que falta no meu exemplo?" e "Existe algum site que eu deveria ter procurado?" são perguntas que provavelmente vão ter respostas, em vez de "Por favor poste o procedimento que devo usar." por que neste caso você está tornando claro que você não está disposto a completar o processo se alguém puder simplesmente apontar a direção certa para você.

Nunca assuam que você tem direito a uma resposta. Você não tem. Você vai conquistar uma resposta se puder conquistar a mesma, fazendo uma pergunta que seja substancial, interessante, estimulante -- uma que implicitamente contribua à experiência da comunidade em vez de meramente exigir passivamente por conhecimentos dos outros.


Link de todos os posts deste assunto:
Introdução
Antes de Perguntar
Quando Perguntar
Escreva em linguagem clara, gramática e ortográficamente correta
Envie questões em formatos que sejam fáceis de entender
Utilize linhas de assunto com significado e específicas
Seja preciso e informativo sobre o seu problema
Descreva os Sintomas, não suas suspeitas
Descreva os sintomas dos problemas em ordem cronológica
Não peça para ser respondido via email privado
Corte fora perguntas inúteis
Cortesia não machuca, e, às vezes, ajuda
Poste uma mensagem curta apontando a solução encontrada
Como Interpretar as Respostas
Se você não entendeu...
Não Reaja como um Perdedor
Perguntas Que Não Se Faz
Boas e Más Perguntas Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: