Julgamento de Nuremberg - Filme

Três horas de filme para explicar, com vários fatos históricos, sobre como aquele julgamento é como todos os outros. Vencedores julgando perdedores, sejam separados por uma guerra ou classes sociais. Uma leve falseta de apresentar o lado do perdedor com foco em Hermann Göring como anti-herói derrotado pelo promotor. A grande defesa de Karl Dönitz sequer foi citada.
A justiça tem dois objetivos práticos, como é corretiva segue a linha de acalmar a sociedade ante o medo da anarquia e prevenir atos semelhantes posteriores com o medo da mesma punição, mas em Nuremberg os juízes precisavam ir embora do país depois de julgá-lo e garantir não precisar voltar tão cedo.
Assim como Joseph Goebbels entendia a guerra, o foco era a propaganda, a Alemanha saiu derrotada na Primeira Grande Guerra e essa situação só serviu para a preparar para uma próxima, não podiam sair novamente derrotados, deveriam sair convencidos, antes perdedores, agora culpados.
O Japão mudou de lado, antes Aliado, depois Eixo, mostrando total  ignorância para com os conflitos de europeus e descendentes. Como inimigo, desta vez, ganhou um exemplar ataque que mudou o rumo de sua história. Agora ele não passa de um Havaí industrial dos Estados Unidos e sua constituição o impede de retomar forças armadas próprias. A Alemanha precisava de algo semelhante, uma solução definitiva, além de Nuremberg e da humilhação  de seus líderes, sua população foi obrigada a passear pelos campos onde  se concentravam os corpos dos derrotados,  a todo o momento os culpando, não fiquei sabendo de turismo norte americano em Hiroshima com o mesmo intuito.
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: