Valor do tempo

Tive uma conversa interessante ontem. O valor de serviços não remunerados e dos meus erros.
Eu pedia coisas para uma pessoas que mora comigo e nunca dava o devido valor, ontem, depois de pedir algumas coisas entramos em uma discussão para por logo um fim à esta incógnita.
Pensava eu que como a ajudava financeiramente seus trabalhos que não eram contabilizados eram menores do que minha ajuda financeira. Mas, eu não trabalho porque quero e quando quero, não é em um emprego edificante e realizador, portanto se ela também não iria trabalhar por vontade própria nos serviços que faria (como varrer a casa ou lavar a louça) teríamos apenas que quantificar um valor para o trabalho dela e pronto. Teríamos como resultado uma dívida minha, caso eu esteja a ajudando financeiramente de forma inferior ao trabalho dela, ou uma equidade, em que ela poderia se sentir fazendo por merecer a ajuda que recebe, não tendo sido nada grátis.
Como ela trabalho recentemente em um serviço parecido em um restaurante achei conveniente pegar a remuneração dela lá como modelo.
Certo que trabalhar seis horas noturnas para um estranho sem qualquer estabilidade de que terá o emprego na próxima semana não é tão lá equivalente quanto a fazer serviços domésticos para o ambiente onde reside, mas era o que eu tinha.
R$ 45,00 diários, pelas seis horas dela, como não era incomum sair de lá de madrugada e bem cansada eu achei plausível reduzir para R$ 40 pelo mesmo horário diurno, com pausas a critério próprio e no conforto da própria residência. Aproximadamente R$ 6,66 por hora de trabalho.
Mas em casa não atendemos visitas cotidianas. Quatro horas por dia em três dias por semana seriam mais que suficientes para a casa nunca reter sequer poeiras. Assim são R$ 320,00 por mês, com uma média de quatro semanas.
Tendo ela uma dívida de, aproximadamente, sete mil reais comigo, que não tem sido amortizados, e nós queremos colocar todos os números na mesa, vamos enfim dar à eles um término. Com o trabalho dela a dívida acabará para passarmos a tratar nossos assuntos financeiros com equidade. Já que a dívida se arrasta por vários meses, iniciar agora um percentual de juros de 10% (algo abaixo de cartão de crédito, cheque especial e empréstimo de pessoa física) não é irreal, tendo em vista que caso queira deixar de pagar nada a impede.
Então temos um saldo inicial negativo de R$7.000,00. Ao final do mês um ganho de R$ 320,00, pagará sua parte de R$ 350,00 do aluguel e juros de R$ 700,00. Com isso, daqui a um mês a dívida subirá para R$ 7.380,00.

Maio                    R$   7.798,00
Junho                   R$   8.257,80
Julho                    R$   8.763,58
Agosto                 R$   9.319,94
Setembro             R$   9.931,93

Espero que ela consiga um emprego tão logo possível, pois, está pessoa, se além de trabalhar domésticamente também trabalhar para fora, precisará de R$ 611,99 para apenas pagar o que a dívida vai aumentar em setembro. Eu não teria feito questão de nada disto, achava que poderia ser tratado apenas como uma cooperação mútua. Mas acho que se é para o bem de todos, se ela precisa saber o valor do seu trabalho, será um progresso.


Feminismo, amo você. S2 S2 S2

Agora falta só colocar um valor para aluguel da cama, já que ela não tem uma, e para o uso de utensílios e produtos químicos que por ventura ela precise utilizar, entre outras peculiaridades. Nada de coletivismos, tudo tem seu valor, todos tem seu valor, o importante é deixar tudo claro para quem ninguém saia no prejuízo.
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: