Contradizendo o argumento

Na onda de terapias ocupacionais eu estou me desacreditando do meu curso de Administração. Eu me acho bom em contrariar e ruim em tomar decisões, o que me leva a crer que serei melhor assessor do que diretor.
Gosto mesmo de contrariar, eu estudo para isto. Mas não contrariar pessoas ou fatos. Fatos é difícil contrariar e pessoas muito mais, fatos tem um grande argumento para serem bem definidos, terem acontecido, e pessoas tem um argumento melhor ainda, a não necessidade de definição. Com isso me sobre contrariar idéias.

Toda verdade é um argumento que não foi contrariado eficientemente. A eficiência de um argumento está entrelaçado com diversas modalidades do estudo humano e principalmente com a sociedade.

Quem diz que vai chover está orando a verdade em certas regiões do planeta e uma não verdade nas demais.
Se debaixo de céu escurecido por núvens cinzas e clareado por relâmpagos um indivíduo afirmar que irá chover pode ser acusado afirmar o óbivio mas se o fizer em dia claro e límpido será motivo de descrença.
Então a verdade não está na boca de quem a profere e sem nos ouvidos de quem não tem argumentos para contradizê-la.

Como as pessoas são muito treinadas em discutir pessoas e todas o fazem de modo diferente este campo fica na mais tênue, linha entre o argumento e a suposição. Cada qual com seu ponto de vista diferente tem sua verdade diferente.
Com os fatos fica um tanto quanto mais simples quando ele aconteceu perante as pessoas que irão o debater, elas ainda tem formações e conceitos pré-estabelecidos diferentes uma das outras, mas neste caso todas estão observando o mesmo lado da moeda.

E idéias? Idéias são um amontoado de argumentos, e nada mais simples do que combater fogo com fogo, algo de certo modo primitivo. Mas o mais interessante é que ao contrariar uma idéia e seus argumentos podemos fazer isto conosco o com outrem que estejamos em dialética, podendo nos convencer, ao próximo ou mesmo a ambos.
Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

Anônimo disse...

Contraria idéias é realmente mais válido q contrariar fatos e pessoas. E antes que me esqueça: Santo Cristo! Finalmente uma pessoa que sabe o que é dialetica e sabe como usá-la! Um ponto pra ti, ganhaste uma leitora.
As coisas se afirmam e se negam.