Apesar dos pesares

Na primeira parte da minha viagem de retrocesso viagei ao lado de alguns paraibanos que moram em São Paulo e lá trabalham. Acompanhavam dois filhos pequenos de sete e nove anos que setavam juntos na fila à frente deles, como as fileiras dos ônibus não são paralelas estavam os quatro na minha vista.
Logo percebi que a idéia de dividir qualquer alimento que eu tivesse com os garotos era um equivoco e eles que poderiam dividir comigo. Eu tinha aproximadamente trinta reais para gastar até chegar em São Paulo e já de início comprei um cartão telefônico por R$8,7o (200ml de água por R$2,50) então eles estavam de longe bem mais preparados do que eu.
A única coisa que percebi que eles não tinham era algo para os ocuparem já que os pais pareciam estarem cansados ou não quererem se cansar..
Tinha comigo três pequenos livros de bolso tentei oferecer ao mais velho que ao meu ver já deveria saber ler e ter intimidade com as letras. Como William Shakespeare não agradava nem a mim julguei sozinho que não seria bem aceito, então tinha em minhas mãos A Arte Da Guerra por Sun Tzu ou Garfield - Numa Boa guardado na minha bagagem embaixo da poltrona, não teve o que pensar.
Seria exagero citar que ele se interessou pela figuras do livro, que contava apenas com quadrinhos de uma temporada com umas 120 páginas de humor (não muito infantil mas nem um pouco apelador). Talvez ele tenha reparado em alguma coisa, talvez até soubesse que era aquele gato gordo mas quis me devolver o livro em menos de três minutos.
A minha intenção era lhe dar o livro ao menor sinal de interesse deles, os pais percebendo o silêncio que eles fizeram por alguns instantes deu-lhe a ordem de continuar lendo. A mãe ao pegar quase reconheceu o personagem cujo nome estava escrito em letras grandes na capa, mas disse que a vista doia de ler (quadrinhos!), o pai então nem isso.
Cheguei a uma breve passagem de comentários sobre a importância do insentivo da leitura, desanimei logo..


Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: