Arquivos com extensões incomuns

Baixando e baixando muito bits da internet logo será comum se deparar com arquivos que fogem o cotidiano simples de um internauta low-end (termo usado para quem usa pouco do potencial de um computador e da rede). Aqui segue alguns arquivos que reparei hoje que não é todo mundo que conhece.

Arquivo com extensão .bin e .cue

Arquivos binários, gerados de imagens de algum CD/DVD, são suas cópias em um arquivo único. Para extrair este tipo de arquivo para poder usar seu conteúdo ele requer algum outro programa (não dá para usar o WinRAR!), tente Alchool 120% e o Daemon Tools ou o WinISO. Todos eles tem versões gratuitas e pagas, e se não tiver nenhuma versão gratuita compre ou procure alguém que tenha uma versão "filantropicamente gratuita".
O Alchool e o Daemon fazem de conta que seu computador tenha um outro drive de CD/DVD-Rom (imaginário) e que dentro dele está este conteúdo (o do .bin), para deixar no seu computador só se for algo necessário frequentemente, vi um exemplo de um jogo que pedia o CD sempre que iniciava..
O arquivo .bin acompanha um arquivo .cue, se não o tem pode criar um (olha que legal) em um bloco de notas mesmo:

FILE "nome do arquivo.bin" BINARY
TRACK 01 MODE1/2352
INDEX 01 00:00:00

E depois salvar como .cue e deixar na mesma pasta.
Com está solução é o Nero Express que também resolve, ai precisa de uma mídia virgem. No Nero entre em "Imagem, Projeto, Cópia" e depois em "Imagem do disco ou projeto salvo" (é assim no na minha versão, a 8) e então disco para dentro e gravar a mídia.

Arquivos com extensão .cmd e .bat

Cmd vem de comando e bat de batch, eles são usados para executar scripts, que seriam várias linhas de comandos em sequência, qualquer um pode criar um arquivo simples como o .bat usando um bloco de notas e lá deixando aquelas velhas palavras mágicas do DOS, para por exemplo, criar uma pasta, copiar um arquivo para ele e executá-lo (extraindo seu conteúdo por exemplo), logo aqui podemos pensar em um vírus, e devemos.
Podem ser usados para espalhar ou até mesmo para apagar vírus no seu computador.

Arquivos com extensão .exe

Executáveis, esse é fácil e todos o usam, mas vírus não entram no seu computador porque são super poderoso, entram porque alguém foi desatento em algum momento. Vírus que usam executáveis para se instalar tem que ser baixados e receberem um duplo clique, então alguém fez caca enganado nessa história.
O problema é que quase tudo o que se quer instalar no computador conseguido na internet virá em .exe já cru ou dentro de uma pasta compactada, então fica o critério de acreditar no site assim como se acredita em alguém que nunca se viu antes, é só o seu pc (e toda informação que deixa nele) que está em jogo mesmo.

Arquivos com extensão .scr, .ws e .vbs

Cair nestes é estar muito desatento, os .scr são arquivos que normalmente instalam protetores de tela, ai aqueles pen-drive super amigo seu que passo e rodou por ai deixou por acaso um arquivo destes que dias mais tarde irá encontrá-lo com matrix.scr, se até pesquisar na net o que é "scr" vai encontrar screen-saver (protetor de tela), mas e o bom-senso onde fica?
Os outros dois são bem semelhantemente manjados, e não são mais comuns já que qualquer ant-vírus bobinho sabe que não pode deixar passá-los, estes podem ser executados e ter a função de fazer um download automático a exemplo de suas funções, raramente são usados a algo que preste.

Arquivos com extrensão .doc, .xls, .mdb e .ppt

Este tipo de arquivos são os gerados pelo Office da Microsft, e o problema estaria em macros embutidos neles. Resolução simples, OpenOffice!
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: