Plebiscito da VEJA

Resolvi responder à pauta de plebiscito proposto pela revista Veja, tarefa difícil, não consegui responder apenas com SIM ou NÃO. E você, o que pensa a respeito? (10 perguntas)



1. Os brasileiros trabalham cinco meses do ano só para pagar impostos e agora o governo quer que paguemos também todas as campanhas eleitorais dos políticos? Você concorda?

Sim, a proposta é a de que todos os candidatos usem recursos iguais e que a posse não seja comprada pelo investimento em propaganda. A proposta é de que não sejam vendidos à empresas que os financiem e depois estejam amarrados à elas que vão cobrar a administração pública depois de eleito.
(Nota do 247: ao apresentar dessa forma o tema do financiamento público de campanha, Veja omite que o financiamento privado é mais caro para a sociedade, uma vez que gera a corrupção e distorce as prioridades da agenda pública)

2. Se bem gasto, o dinheiro dos impostos seria mais do que suficiente para prover de educação, saúde e segurança os brasileiros. No entanto, a população tem de pagar uma segunda vez por escolas privadas, médicos e segurança. Você concorda?

Só pode estar de brincadeira! É para estudar em escola pública sim, se falta vaga que escolha quem pode usufruir pela capacidade econômica e quem pode pagar que pague pela particular, sem, claro, deixar de pagar impostos pois a pública não é gratuita. Sim.
(Nota do 247: ontem, a Abril anunciou a aquisição, por R$ 106 milhões, de um grupo de escolas privadas)

3. Você concorda em proibir o uso de jatinhos da FAB por políticos e autoridades e, com o dinheiro economizado, investir na melhoria do transporte coletivo urbano e na saúde?
Se o governo não pagar os jatinhos então empresários vão pagar, vejo como pior. Governador de um estado brasileiro, a comando de milhões de reais e outros cargos que possam ter responsabilidades ainda maiores não vão andar de ônibus, e qualquer empresa de médio porte gasta com seus diretores. Quem é o boçal a escrever estas coisas? Sim.

4. Aos 16 anos, um(a) brasileiro(a) já pode votar e se casar. Caso ele(a) cometa crimes bárbaros, deve ser julgado(a) como se fosse uma criança?
Votar o incentiva a participar, em sua vida civil, das decisões políticas do país. Casar não é um abandono, não vai acabar com sua vida. Proponho uma pergunta melhor. Tutores (pais ou quem tiver a guarda) de menores que cometam crimes, devem ser penalmente punidos por eles? Você acredita que quem errou ao ter um filho sem capacidade economica, intelectual e estrutural deve perder a guarda do mesmo e ainda ser julgado cívil ou criminalmente caso seu filho ou tutelado cometa um crime? Sim.

5. Você concorda que Brasília deveria abandonar a galáxia distante onde está e voltar para o Brasil?
Desculpe, não compreendi a pergunta. Foi só para fechar em número de dez perguntas?

6. Você concorda que deveria acabar a alegação de "réu primário", uma vez que isso beneficia quem mata pela primeira vez, mesmo que de maneira cruel e sem chance de defesa para a vítima?
Você concorda que empresários que sonegam impostos para suas empresas deveriam ser presos sob crime de atentado à nação? Cada perg... sem fugir do tema, não, o legislador que ameniza as penas para primários tenta não perdê-los definitivamente para o crime, já que, infelizmente, a maioria do presos primários no Brasil são logo descobertos como inocentes que perderam de seis a 24 meses de suas vidas na cadeia. Só quem tem advogado se beneficiaria com esta medida e não a sociedade. Não.

7. Você aceita ceder aos caciques dos partidos políticos seu direito de escolher o candidato em quem votar?
A ideia é de que pessoas possam ser elegíveis sem estarem ligadas à um partido? Podemos analisar isto, expondo possíveis prós e contras.
(Nota do 247: ao apresentar dessa maneira o sistema de voto em lista, Veja omite que a medida fortalece partidos políticos e reduz o espaço para aventureiros, como Tiriricas)

8. Você concorda que deveriam ser fechadas as embaixadas brasileiras na Coreia do Norte, Cuba, Azerbaijão, Mali, Timo-Leste, Guiné Equatorial, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, Botsuana, Nepal, Barbados e em outros países sem a menor expressão, e o dinheiro gasto com elas investido nos hospitais públicos brasileiros?
De quanto estamos falando? Vale ao menos um posto de saúde no Brasil (se levarmos em conta os custos dos membros da máfia de branco um médico deve ganhar mais que um diplomata)? O que podemos perder nesta atitude política de descrédito (para não dizer desrespeito) a estes países? Não.

9. Você concorda que quem recebe dinheiro do governo federal poderia ter o direito de se declarar impedido de votar por óbvio conflito de interesses?
Desculpe, mais isto inclui empresas que vivem de financiamentos públicos? Isso vai incluir, a exemplo desta revista, os editores, empresários, jornalistas? Isso inclui quem estiver matriculado em uma universidade pública? Quem for cadastrado por ter utilizado um hospital público? Só eu acho esta pergunta, obviamente, tola? Não.
(Nota do 247: o alvo, explicitado por Veja na reportagem, são os 13 milhões de beneficiários do Bolsa-Família, que "poderão levar em o benefício em conta na hora de votar")

10. O governo tem 39 ministérios e nenhum deles resolveu sequer um problema relevante do Brasil. Você fecharia a maioria deles?
A 'maioria deles' sempre existiu, eram secretaria ou outras divisões que cresceram ao título de ministério conforme sua necessidade. A pergunta segue a pauta tola ao não propor analisar caso a caso. Mas qual a intenção? Mudar a administração pública? Quem é que decide se precisamos ou não de um ministério a partir da mente são de quem propôs esta pergunta? Não. Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: