Demandas e suprimentos

Quero criar um blog apenas para escrever sobre o que não gosto e me incomoda. Estou derrotado pela agonia de não poder falar com ninguém sobre tudo que me faz mal, mesmo já sendo rotina.

Gosto de um jogo que tenho no meu PC, Capitalism, e não precisa de muito para traduzir ou ter idéia do esquema traçado pelo jogo. O fato simples dele é ter lucro, seja vendendo no atacado ou no varejo, fábricas ou lojas, incluindo minas de exploração de recursos minerais, petróleo, madeira, e não podendo deixar de lado os centros de pesquisa e desenvolvimento, necessários para evoluir as tecnologias e qualidade dos produtos.
As variedades de produtos que podem ser explorados são diversas, até mesmo prédios residências e comerciais podem ser construídos ou adquiridos pela sua empresa, assim como empréstimos ou mesmo propriedades colocadas a venda por outras empresas.
No começo a dificuldade era superar a máquina (inteligência artificial do jogo) e o modo como ela conseguia administrar muitas operações sem se destrambelhar, fato que ocorria com frequência comigo com o aumento das empresas. Aprendido isso, me tornaria uma concorrência digna dos meus atuais adversários.
Sem domínio das técnicas de venda deles, produção, propaganda a única saída que encontrei para não se distanciar dele era produzir muito, fazer muita propaganda e cobrar pouco lucro pelo produto. Bobagem, mas de início equivalou a competição. Como técnicas não legais poderiam ser usadas, bussines world oras, várias entre dumping, cartel e todo tipo de apelo e exagerados de concorrência forte que eu conhecia foram usado em apelo.
Logo, regendo novas regras ao jogo, impus outro ritmo, este me agradando, consegui ganhar força para reparar os setores defeituosos que me prejudicavam. Minhas empresas não iam bem, meus lucros eram pequenos demais e com os gastos dos ataques as concorrentes sobrava pouco recurso para inovações e investimentos.
Eu tinha até mesmo um "diário de guerra", mas quem nesse planeta faz esse tipo de coisa para um jogo? Trecho de um momento em que minhas tecnologias estavam prestes a ficarem prontas: (programei para dez anos, tempo máximo, que me faria sustentar os centros de desenvolvimento por mais tempo sem nenhum lucro deles porém ao termino melhores resultados)

  1. Especialização na produção
  2. Treinamento melhor administrado
  3. Fábricas independentes
  4. Corte de custos nos transportes
  5. Retornar treino intenso
  6. Aumentar produção / Diminuir custos
  7. Reduzir desperdício / Forçar preço / Competição
Logo estava pesquisando a fundo o modo de produção de cada produto e neste momento já comecei a colher frutos deste trabalho. Levando tão a sério esta disputa, em que já me contentava em ver apenas qual produto rendia mais lucro ao meu competidor, não percebi que eles estavam ficando para trás. A capacidade deles já tinha atingido seu limite, eu continuei, do momento em que me igualei a eles e ainda sim continuei aprendendo já me destinei a continuar superando mas só parei para rever isto quando meu lucro líquido chegava a oito vezes o que era para ser minha segunda maior pedra no sapato. Vi os números que movimentava, e fiquei um pouco surpreso em reparar que não me importava em gastar mais que o valor inicial da minha empresa apenas para barrar o crescimento de uma menor iniciando. (zero de crescimento harmonioso e sustentável).
Percebida a impotência dos adversários, me restavam duas opções: procurar um adversário humano que pudesse aprender e introduzir novas técnicas (artmanhas) ao jogo, ou tentar superar a mim mesmo melhorando o que já estava consideravelmente bom e estável. Optei por tentar superar a mim mesmo, já que estou em uma ilha deserta e abandonado pela humanidade, e descobri que isso é bem mais difícil que eu pensei. No inicio tentei reavaliar tudo que eu fazia e me focar em melhorar algo, mas eu já tinha melhorado tudo que pensei ser possível. Tudo que poderia ser feito, ao meu ver, não passava de algo que eu já tinha feito mas desta vez em escala maior, neste momento tive que sair do jogo, refletir.
Se tu és da qualidade de pessoa que lê tudo esperando uma resposta clara sobre as intenções do texto, problema teu, é claro que existe mais que um jogo de computador neste texto, porém não definir a minha visão dele amplia melhor suas opções de como encaixá-lo onde e como quiser.
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: